sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Alunos "sacam" várias perguntas a atletas do vôlei de praia

"Contem sua trajetória para nós?", "Quando vocês entenderam que vôlei era exatamente o que vocês queriam?", "Quais dificuldades físicas e psicológicas vocês enfrentam no dia a dia e num jogo?", "Como é jogar sabendo que tem um Brasil inteiro torcendo por vocês?", "Rola frio na barriga antes do jogo?", "Já pensaram em desistir?", "Do que vocês abriram mão pela carreira?", "Qual foi o lugar mais bacana onde vocês defenderam um título?".

Na tarde desta quinta (19), alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Marechal Mascarenhas de Moraes", em Maria Ortiz, bombardearam de perguntas os campeões de vôlei de praia Talita, Taiana e Oscar. Os atletas estão em Vitória para participar da 2ª etapa do Circuito Open Banco do Brasil de Vôlei de Praia, que acontece neste final de semana na praia de Camburi.

Eles visitaram a escola para contar para os pequenos um pouco de suas conquistas. Oscar, por exemplo, foi eleito o melhor levantador do Circuito Brasileiro 2011 e a dupla Talita e Taiana sagrou-se campeã da primeira etapa do circuito, no Recife (PE).

"Não gostava muito de vôlei, mas depois desse encontro com os atletas passei a gostar mais. Não é sempre que temos uma oportunidade assim. O que achei de mais interessante foi a conversa sobre a carreira e a rotina deles. Deu para perceber que não é moleza, não é só chegar na areia e bater bola", disse Júlia Ribeiro Mapa, 13 anos, aluna do 8º ano.

"Foi muito legal vê-los expressar o sentimento com relação à vida, à família e à carreira. Melhor ainda foi ouvi-los dizer que estavam felizes de estar aqui na escola conosco", afirmou Guilherme Freitas, 13 anos, também do 8º ano.

Experiência


Oscar gostou do encontro. "A troca de experiências, nossas e deles, beneficia todos. É muito bom escutar dúvidas e questionamentos. E o sorriso de satisfação deles eu posso comparar como a pontuar durante o jogo", revelou.

Talita falou sobre como o esporte auxilia na formação da criança. "São indivíduos em formação, que já têm bastante opinião e que começam a ver o mundo. Acredito que tenha sido muito importante citar aspectos do comportamento e como o esporte pode ajudar a ter disciplina e responsabilidade. Afinal de contas, o esporte pode ajudar na formação, educação e ensina muito sobre os limites do outro".

Taiana falou de experiências próprias. "Quando se tem oportunidades como esta, os alunos que têm interesse em se profissionalizar no esporte podem tirar dúvidas e enxergar que o esporte também é meio, mas que também tem regras. É necessário viver numa linha de boas condutas. Não é só jogar bola. É necessário comprometimento e o esporte ensina isso. Eu aprendi. Hoje sou uma pessoa diferente por causa do esporte. E espero que os alunos aqui presentes tenham se motivado".

O diretor da escola, Anderson Ferreira, também ficou feliz com a visita. "Foi a primeira vez que a escola recebeu visitas desse tipo. Tenho certeza absoluta que muitos comportamentos vão mudar. As crianças entenderam que, além do esporte, é necessário estudar e ter disciplina", disse.

As principais feras do vôlei de praia do país disputam desta sexta (20) a domingo (22) a 2ª etapa do Circuito Open na arena montada na praia de Camburi. Os jogos têm entrada franca e começam às 8 horas.

Fonte: Diário de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário